Evangelho: João 20:1-2.11-18
O Senhor ressuscitou, e Maria, em sua busca, encontrou a vida. Nos momentos de dor, Cristo chama nosso nome, transformando lágrimas em alegria. Ele vive e nos envia para anunciar a boa nova. Aleluia, aleluia!
João 20:1-2.11-18 (Bíblia de Jerusalém)
João 20,1-2
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de manhã, bem cedo, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2 Correu então e foi até Simão Pedro e ao outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram!"
João 20,11-18
11 Entretanto, Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde tinha sido posto o corpo de Jesus.
13 Eles lhe disseram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram."
14 Dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não sabia que era Jesus.
15 Jesus disse-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, ela lhe disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o irei buscar."
16 Jesus lhe disse: "Maria!" Ela, voltando-se, disse-lhe em hebraico: "Rabbuni!" (que quer dizer: Mestre).
17 Jesus disse-lhe: "Não me retenhas, pois ainda não subi para o Pai. Mas vai aos meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.'"
18 Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor", e contou o que ele lhe tinha dito.
Reflexão:
"Eu vi o Senhor." (João 20:18)
Queridos irmãos e irmãs,
Neste trecho do Evangelho, somos testemunhas do encontro profundo e transformador entre Maria Madalena e o Ressuscitado. Maria, em sua dor e desespero, busca pelo corpo de Jesus, mas encontra algo muito maior: a presença viva do Senhor ressuscitado. Este encontro nos ensina sobre a persistência na busca por Deus, mesmo em momentos de escuridão e incerteza.
Jesus, ao chamar Maria pelo nome, revela a intimidade e o amor pessoal que Ele tem por cada um de nós. Este chamado transforma o choro em alegria, a perda em encontro. Somos convidados a ouvir o nosso próprio nome sendo chamado por Ele, a reconhecer a presença do Ressuscitado em nossa vida.
E assim como Maria Madalena, somos enviados a anunciar esta boa nova: "Eu vi o Senhor". Que possamos viver com a mesma alegria e determinação, compartilhando com o mundo a certeza da ressurreição e da vida eterna.
Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário