Senhor, que vieste não para trazer paz, mas a espada, ensina-nos a carregar nossa cruz com coragem. Que possamos amar-Te acima de tudo e encontrar a vida verdadeira em Ti, acolhendo e servindo a todos em Teu nome.
Mateus 10:34-11:1 (Bíblia de Jerusalém)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
34. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, entre a nora e sua sogra;
36. e os inimigos do homem serão os seus próprios familiares.
37. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
38. e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39. Quem encontrar a sua vida, a perderá; e quem perder a sua vida por causa de mim, a encontrará.
40. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta; quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
42. E quem der de beber, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.
11,1. Quando Jesus acabou de dar estas instruções aos seus doze discípulos, partiu dali para ensinar e pregar nas cidades deles. - Palavra da |Salvação.
Reflexão:
"Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." (Mateus 10:38)
Neste trecho do Evangelho, somos confrontados com as exigências radicais do seguimento de Jesus. Ele declara que sua vinda não traz uma paz superficial, mas uma espada que causa divisões até mesmo entre os familiares mais próximos. Este chamado é uma profunda convicção que a lealdade a Cristo deve estar acima de todas as outras relações e interesses. Tomar a própria cruz e seguir Jesus significa abraçar o sacrifício e a renúncia pessoal por amor a Ele. A verdadeira vida é encontrada quando se perde a vida por Cristo, revelando a essência do discipulado autêntico. Jesus nos ensina que acolher seus enviados é acolher a Ele próprio e, por consequência, receber o Pai. Até o menor ato de bondade, como oferecer um copo de água, tem um valor eterno. Que possamos, com coragem e determinação, colocar Cristo no centro de nossas vidas, seguindo-o fielmente, independente das dificuldades e divisões que possam surgir.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário