terça-feira, 9 de julho de 2024

Evangelho: Mateus 10:16-23 - 12.07.2024

 


"Senhor, envia-nos como ovelhas entre lobos; concedei-nos prudência e simplicidade. Que o Espírito fale por nós em tempos de perseguição. Perseveremos na fé, suportando o ódio, e encontremos salvação na vossa promessa. Amém."


Mateus 10:16-23 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16. “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

17. Cuidado com os homens, pois eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18. E sereis levados à presença de governadores e reis, por causa de mim, para dar testemunho diante deles e dos gentios.

19. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que haveis de falar; porque vos será dado naquele momento o que haveis de falar.

20. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.

21. O irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; os filhos se levantarão contra os pais e os matarão.

22. E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

23. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem. Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quem perseverar até o fim, esse será salvo." (Mateus 10,22)


Assim como o Cristo advertiu seus discípulos, a sabedoria estoica nos ensina a manter a serenidade diante das adversidades. A perseguição e o sofrimento são inevitáveis, mas a virtude reside em nossa resposta a eles. Devemos ser prudentes e simples, confiando na razão divina que guia todas as coisas. A verdadeira coragem é manter a integridade moral mesmo quando confrontados com a injustiça. O ódio do mundo é um teste à nossa capacidade de perseverar na virtude. Em cada desafio, encontramos uma oportunidade para praticar a sabedoria e a compaixão, sabendo que a verdadeira salvação está em viver de acordo com a natureza e a razão universal.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário