terça-feira, 2 de julho de 2024

Evangelho: João 20:24-29 - 03.07.2024



"Senhor, fortalece nossa fé na dúvida. Como Tomé, tocamos Tuas feridas, proclamando: 'Meu Senhor e meu Deus!' Felizes os que acreditam sem ver. Guia-nos na verdade e paz, hoje e sempre. Amém."


João 20:24-29 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 

24. Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio.

25. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele respondeu: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo na marca dos pregos e a mão no seu lado, não acreditarei."

26. Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!"

27. Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e põe-na no meu lado. E não sejas incrédulo, mas crente."

28. Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"

29. Jesus lhe disse: "Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e acreditaram." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Felizes os que não viram e acreditaram." (João 20:29)


Nesta passagem, Tomé expressa dúvida sobre a ressurreição de Jesus, exigindo provas físicas. Jesus, em sua misericórdia, aparece e oferece a Tomé a evidência que ele pediu. Ao ver e tocar as feridas de Cristo, Tomé professa sua fé, exclamando "Meu Senhor e meu Deus!". Jesus então declara bem-aventurados aqueles que acreditam sem ter visto. Este episódio nos lembra que a fé muitas vezes exige confiança além do que podemos ver e tocar. Em nossa jornada espiritual, como filósofos que buscam a verdade, devemos aprender a confiar no que é invisível e a ter fé naquilo que transcende a evidência material. A verdadeira sabedoria reside em abraçar a crença com o coração aberto, mesmo nas incertezas da vida.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário