O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar, reunindo todos os peixes. No fim dos tempos, os justos serão separados dos injustos, e os bons serão escolhidos para a vida eterna. Vivamos segundo os ensinamentos de Cristo.
Mateus 13:47-53 (Bíblia de Jerusalém)
47. "O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de toda espécie.
48. Quando está cheia, os pescadores puxam-na para a praia; sentando-se, escolhem os bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus dentre os justos,
50. e os lançarão na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes.
51. Compreendestes tudo isso? Eles responderam: Sim.
52. Então, ele lhes disse: Por isso, todo escriba instruído sobre o Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
53. Quando Jesus terminou estas parábolas, partiu dali."
Reflexão:
"Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus dentre os justos" (Mateus 13:49).
A parábola da rede lançada ao mar nos mostra a natureza inclusiva e, ao mesmo tempo, discriminatória do Reino dos Céus. A rede simboliza a mensagem do Evangelho, que se espalha por todo o mundo e atrai pessoas de todas as nações e culturas. No entanto, no fim dos tempos, haverá uma separação final, onde os justos serão distinguidos dos injustos. Esta imagem nos chama à reflexão sobre a vida e nossas ações. Estamos vivendo de acordo com os ensinamentos de Cristo? A parábola nos lembra que, embora todos sejam chamados, nem todos serão escolhidos, dependendo de como respondemos ao chamado divino. Devemos buscar ser como o bom peixe, cultivando virtudes e vivendo uma vida de fé e amor. É uma convocação para a autoavaliação constante e para viver de maneira que reflita os valores do Reino de Deus, sabendo que nossas ações têm consequências eternas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário