Evangelium: Ioannis 20,19-23Dominica Pentecostes
19 Cum esset ergo sero die illo, una sabbatorum, et fores essent clausae, ubi erant discipuli congregati propter metum Iudaeorum, venit Iesus, et stetit in medio, et dixit eis: Pax vobis.
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos estavam por medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco.
20 Et cum hoc dixisset, ostendit eis manus, et latus. Gavisi sunt ergo discipuli, viso Domino.
E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Dixit ergo eis iterum: Pax vobis. Sicut misit me Pater, et ego mitto vos.
Jesus disse-lhes novamente: A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.
22 Haec cum dixisset, insufflavit, et dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum:
Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo.
23 Quorum remiseritis peccata, remittuntur eis: et quorum retinueritis, retenta sunt.
A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
Reflexão:
O sopro divino não impõe, desperta. Ele abre o espaço da liberdade interior, onde cada ser se ergue como ponto consciente de uma evolução em direção à plenitude. A paz não é ausência de conflito, mas a presença de sentido. Neste envio, não há domínio, mas confiança. O Espírito nos constitui coautores do real, capazes de escolhas que ampliam o bem. O perdão é um ato de criação: liberta o outro e engrandece o eu. Em cada gesto livre, a humanidade se aproxima do seu centro de fogo, onde toda dispersão se recolhe na unidade do amor que tudo anima.
Versculo mais importante:
Haec cum dixisset, insufflavit, et dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum:
Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. (Jo 20:22)
Este versículo ecoa o sopro original da criação (cf. Gênesis 2,7), revelando que a nova humanidade nasce não da carne, mas da liberdade concedida pelo Espírito vivificante.
Evangelium: Ioannis 20,19-23
Dominica Pentecostes
19 Cum esset ergo sero die illo, una sabbatorum, et fores essent clausae, ubi erant discipuli congregati propter metum Iudaeorum, venit Iesus, et stetit in medio, et dixit eis: Pax vobis.
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos estavam por medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco.
20 Et cum hoc dixisset, ostendit eis manus, et latus. Gavisi sunt ergo discipuli, viso Domino.
E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Dixit ergo eis iterum: Pax vobis. Sicut misit me Pater, et ego mitto vos.
Jesus disse-lhes novamente: A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.
22 Haec cum dixisset, insufflavit, et dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum:
Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo.
23 Quorum remiseritis peccata, remittuntur eis: et quorum retinueritis, retenta sunt.
A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
Reflexão:
O sopro divino não impõe, desperta. Ele abre o espaço da liberdade interior, onde cada ser se ergue como ponto consciente de uma evolução em direção à plenitude. A paz não é ausência de conflito, mas a presença de sentido. Neste envio, não há domínio, mas confiança. O Espírito nos constitui coautores do real, capazes de escolhas que ampliam o bem. O perdão é um ato de criação: liberta o outro e engrandece o eu. Em cada gesto livre, a humanidade se aproxima do seu centro de fogo, onde toda dispersão se recolhe na unidade do amor que tudo anima.
Versculo mais importante:
Haec cum dixisset, insufflavit, et dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum:
Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. (Jo 20:22)
Este versículo ecoa o sopro original da criação (cf. Gênesis 2,7), revelando que a nova humanidade nasce não da carne, mas da liberdade concedida pelo Espírito vivificante.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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