O tempo da renovação chegou, e o novo se derrama sobre nós como vinho em odres novos. O que é velho se despede, e o novo nos chama a seguir adiante, transformados, acolhendo o caminho que se abre diante de nós, em esperança.
Lucas 5:33-39
33 Disseram-lhe eles: “Os discípulos de João jejuam frequentemente e fazem orações, assim como os discípulos dos fariseus; os teus, ao contrário, comem e bebem.”
34 Jesus, porém, respondeu-lhes: “Podeis vós obrigar os amigos do esposo a jejuar, enquanto o esposo está com eles?
35 Dias virão, contudo, em que o esposo lhes será tirado; então, naqueles dias, jejuarão.”
36 Propôs-lhes também esta comparação: “Ninguém tira um remendo de roupa nova para colocá-lo numa roupa velha; do contrário, tanto o remendo novo rasgará a roupa velha como o remendo novo não combinará com a roupa velha.”
37 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, derramar-se-á o vinho e os odres se estragarão.
38 Mas o vinho novo deve ser posto em odres novos.
39 E ninguém, depois de beber o vinho velho, quer do novo, porque diz: 'O velho é melhor.'”
Reflexão:
"Mas o vinho novo deve ser posto em odres novos." (Lucas 5:38)
Este Evangelho convida-nos a considerar a renovação interior como um processo constante e dinâmico, que não se encaixa em estruturas obsoletas. Tal como o vinho novo em odres novos, precisamos estar prontos para acolher a graça e a transformação de Deus com abertura e flexibilidade, aceitando que cada momento traz consigo a possibilidade de uma mudança vital. Nossa fé deve adaptar-se às novas compreensões que o Espírito Santo nos revela, ampliando o horizonte da nossa espiritualidade, sem se restringir às formas anteriores.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário