domingo, 15 de setembro de 2024

Evangelho: Lucas 7:1-10 - 16.09.2024



Senhor, tua palavra tem poder para curar e restaurar. Mesmo à distância, teu amor age e transforma. Que nossa fé seja como a do centurião, confiante no invisível.


Lucas 7,1-10


1. Quando acabou de proferir todas as suas palavras ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum.  

2. Havia ali um centurião que tinha um servo muito estimado, que estava à morte.  

3. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar seu servo.  

4. Aproximando-se de Jesus, imploraram-lhe com insistência: "Ele merece que lhe faças este favor,  

5. porque ama a nossa nação e foi ele quem construiu a sinagoga para nós."  

6. Jesus foi com eles. Quando já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa;  

7. por isso também não me julguei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra e o meu servo será curado.  

8. Pois eu também sou um homem sujeito a autoridade e tenho soldados sob meu comando. Digo a um: 'Vai', e ele vai; a outro: 'Vem', e ele vem; e ao meu servo: 'Faze isto', e ele faz."  

9. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé."  

10. E ao voltarem para casa, os enviados encontraram o servo em perfeita saúde.


Reflexão:

"Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; dize, porém, uma palavra, e o meu servo será curado."(Lucas 7:6-7)


Este Evangelho nos convida a refletir sobre a profundidade da fé. O centurião, um homem de autoridade, demonstra uma compreensão espiritual que transcende a estrutura hierárquica da sua posição. Sua confiança na palavra de Jesus revela que a verdadeira fé não exige provas visíveis, mas nasce da certeza interior. Nos dias de hoje, somos chamados a praticar uma fé que acolhe a presença divina em cada ato, mesmo nos momentos mais incertos. O ato de "dizer uma palavra" remete à força criadora e transformadora do verbo, que age além das barreiras materiais, conectando-nos com algo maior e mais profundo. A cura acontece quando nos entregamos à fé pura, sem exigir sinais exteriores, mas aceitando o mistério do divino que opera em silêncio.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário