Senhor, que nos chama ao caminho do sacrifício, ensina-nos a carregar a cruz com fé. Que ao negarmos a nós mesmos, encontremos a vida plena em Ti.
Marcos 8:27-35
27 Jesus saiu, com seus discípulos, para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros, ainda, um dos profetas.”
29 Então, ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo.”
30 E ordenou-lhes que a ninguém falassem a respeito dele.
31 E começou a ensinar-lhes que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar.
32 E dizia isso abertamente. Então, Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.
33 Mas Jesus, voltando-se e, olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: “Vai para trás de mim, Satanás! Porque não pensas as coisas de Deus, mas, sim, as dos homens.”
34 E, convocando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á.”
Reflexão:
"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." (Marcos 8:34).
A pergunta de Jesus — “Quem dizeis que eu sou?” — transcende o tempo e o espaço, convocando-nos a uma busca pela verdadeira natureza do Cristo. Segui-lo não é apenas uma aceitação intelectual, mas um convite a um processo de transformação profunda. Negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Cristo é unir-se à força criativa e redentora que atravessa a existência. Na perda do ego e da vida material, encontramos a vida eterna e uma unidade cósmica que nos coloca em sintonia com o projeto divino de redenção e plenitude.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário