quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Evangelho: Mateus 22,1-14 ou 1-10 - 15.10.2023



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 

1 Jesus se pôs a falar-lhes em parábolas: 2 “O Reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 3 Mandou os servos chamar os convidados para o banquete, mas eles não quiseram vir. 4 Mandou outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os novilhos e o gado cevado já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5 Mas eles não fizeram caso e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio. 6 Os outros, agarrando os servos, os maltrataram e os mataram. 7 O rei ficou sabendo disso e, indignado, enviou seu exército, exterminou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade. 8 Então disse a seus servos: ‘A festa de bodas está pronta, mas os convidados não eram dignos. 9 Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos e convidai para o banquete todos os que encontrardes’. 10 Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete encheu-se de convidados. 11 O rei entrou para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com o traje de bodas 12 e disse-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de bodas?’ Mas ele emudeceu. 13 Então o rei disse aos servos: ‘Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14 Com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos."

A Parábola do Banquete de Casamento é uma história que Jesus contou para ilustrar importantes lições sobre o Reino dos Céus e a resposta das pessoas ao convite divino. A história começa com um rei que prepara um grande banquete de casamento para seu filho, e ele envia servos para convidar muitas pessoas. No entanto, os convidados recusam o convite por várias razões, mostrando desinteresse e até hostilidade.

Isso representa a recusa de muitas pessoas em aceitar o convite de Deus para fazer parte do Seu Reino. Às vezes, as pessoas estão tão absorvidas em suas próprias preocupações, ocupações e interesses que não percebem a importância do convite divino.

Diante da recusa dos convidados originais, o rei decide abrir o convite a todos, incluindo aqueles que não eram considerados inicialmente dignos. Isso simboliza a graça de Deus, que está disponível para todos, independentemente de seu passado ou condição.

No entanto, a parábola também destaca a importância de estar preparado e vestido adequadamente para o banquete. O homem que entrou sem o traje de bodas representa aqueles que aceitam o convite de Deus, mas não vivem de acordo com os princípios do Reino. Ele é expulso do banquete, representando as consequências de não viver de acordo com os princípios do Reino.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário