quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Evangelho: Lucas 13,22-30 - 01.11.2023



Neste trecho bíblico do livro de Lucas, encontramos palavras de Jesus que nos desafiam a refletir sobre o caminho da salvação e a importância da sinceridade espiritual.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 

22. Passava ele por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém.

23. Perguntou-lhe alguém: Senhor, são poucos os que se salvam? Respondeu-lhes:

24. Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não poderão.

25. Uma vez que o pai de família se tenha levantado e fechado a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: Senhor, abre-nos. Responder-vos-á ele: Não sei donde sois.

26. Então, começareis a dizer: Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste em nossas praças.

27. Responder-vos-á: Não sei donde sois. Apartai-vos de mim, vós todos, que praticais a iniquidade.

28. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós, lançados fora.

29. Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

30. Há últimos que serão os primeiros e primeiros que serão os últimos. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não poderão." (Lucas 13,24)


Neste trecho do Evangelho de Lucas, Jesus está a caminho de Jerusalém e é questionado por alguém sobre quantas pessoas serão salvas. A resposta de Jesus é um alerta e uma exortação àqueles que o ouvem. Ele diz que muitos procurarão entrar no Reino de Deus, mas não conseguirão. A imagem da "porta estreita" é usada por Jesus para ilustrar a dificuldade do caminho da salvação.

A porta estreita simboliza a necessidade de esforço, comprometimento e uma escolha consciente de seguir o caminho de Deus. Não é um caminho fácil, e requer uma mudança interior, arrependimento e a renúncia de práticas pecaminosas. Jesus adverte que, uma vez que a porta se fechar, não será possível entrar.

A parte mais impactante desta passagem é quando Jesus diz que muitas pessoas dirão que estiveram com ele, que comeram e beberam em sua companhia, mas ele dirá que não as conhece. Isso ressalta a importância não apenas de conhecer Jesus, mas de viver de acordo com seus ensinamentos e ser verdadeiramente transformado por eles.

No final, Jesus afirma que haverá uma inversão de papéis, onde aqueles que eram considerados os "últimos" serão os "primeiros", e vice-versa. Isso nos lembra da natureza surpreendente da graça de Deus, que não se baseia em status social, riqueza ou poder, mas na sinceridade do coração e na fé.

Em resumo, este trecho nos lembra que o caminho da salvação é estreito e exigente, mas também nos oferece esperança, ao mostrar que pessoas de todas as nações terão um lugar no Reino de Deus. A chave está em buscar a Deus com sinceridade, viver de acordo com seus ensinamentos e não presumir que simples associações externas com a fé sejam suficientes.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário