quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Evangelho de Lucas 10,13-16 - 06.10.2023




Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 

"13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia se tivessem operado os milagres que se operaram no meio de vós, há muito, vestidas de saco e de cinza, ter-se-iam arrependido. 14 Pois bem! Eu vos declaro que haverá menos rigor para Tiro e Sidônia no dia do juízo do que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, até ao céu te elevarás? Até ao inferno serás rebaixada. 16 Quem vos escuta a vós, a mim me escuta; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."

- Palavra da Salvação.


REFLEXÃO

"Quem vos escuta a vós, a mim me escuta; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (Lucas 10,16)


O trecho do Evangelho de Lucas 10,13-16 nos convida a refletir sobre temas importantes, como responsabilidade, oportunidade e a relação entre a fé e as ações. Aqui estão algumas reflexões que podem ser extraídas desse texto:


Responsabilidade pelas oportunidades: Jesus lamenta a falta de arrependimento das cidades de Corazim e Betsaida, apesar dos milagres que Ele realizou entre elas. Isso nos faz refletir sobre a responsabilidade que temos em relação às oportunidades que recebemos na vida. Quando somos abençoados com bênçãos ou oportunidades, temos a responsabilidade de reconhecer esses presentes e usá-los para o bem.


Arrependimento e transformação: A mensagem de arrependimento é central nesse trecho. Jesus nos lembra que, quando reconhecemos nossos erros e nos voltamos para Deus, podemos experimentar a transformação e a graça divina. A mensagem aqui é de esperança, mostrando que, mesmo diante de erros passados, sempre há a possibilidade de redenção e mudança.


Responsabilidade pessoal na fé: Jesus enfatiza que aqueles que O ouvem estão ouvindo a Deus, e aqueles que O rejeitam também estão rejeitando Deus. Isso destaca a importância da nossa responsabilidade pessoal em relação à fé. Não podemos simplesmente delegar nossa relação com Deus a outros; devemos tomar decisões conscientes em relação à nossa fé e compromisso espiritual.


Humildade e orgulho: A referência a Cafarnaum, que será elevada ao céu e depois rebaixada ao inferno, nos lembra da importância da humildade. Aqueles que são elevados em orgulho e autoconfiança podem se encontrar em uma posição precária, enquanto aqueles que são humildes e reconhecem sua necessidade de Deus são abençoados.


O julgamento divino: Jesus fala do "dia do juízo" e como Tiro e Sidônia seriam tratadas com menos rigor do que Corazim e Betsaida. Isso nos lembra que o julgamento divino é baseado na responsabilidade e nas oportunidades dadas a cada um. É um lembrete de que Deus é justo e que nossas ações e atitudes têm consequências.


Em resumo, o Evangelho de Lucas 10,13-16 nos convida a refletir sobre a forma como respondemos às oportunidades que recebemos, a importância do arrependimento e da transformação, nossa responsabilidade pessoal na fé, a necessidade de humildade e a realidade do julgamento divino. É um chamado à reflexão sobre como vivemos nossas vidas à luz da mensagem de Jesus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário