Neste ensinamento, encontramos uma profunda reflexão sobre a natureza humana, a responsabilidade e a importância da vigilância constante na gestão de nossas ações e recursos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"39. Mas sabei isto: se o pai de família soubesse a que horas viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.
40. Estai também vós preparados, porque, a hora que não pensais, virá o Filho do homem.
41. Disse-lhe Pedro: Senhor, é para nós que dizes esta parábola, ou também para todos?
42. Respondeu o Senhor: Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá sobre sua família para dar a cada um a sua medida de trigo a seu tempo?
43. Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar procedendo assim!
44. Em verdade vos digo que o estabelecerá sobre todos os seus bens.
45. Se, porém, aquele servo pensar consigo: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46. virá o senhor daquele servo, no dia em que não o espera e na hora que não sabe, despedi-lo-á e fará sua parte com os infiéis.
47. O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não aprontou nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.
48. Aquele, porém, que não a conheceu e fez coisas que merecem castigo, será castigado com poucos açoites. A quem muito se deu, muito se pedirá; a quem muito se confiou, muito mais se lhe exigirá."
- Palavra da Salvação.
Reflexão:
"A quem muito se deu, muito se pedirá; a quem muito se confiou, muito mais se lhe exigirá." (Lucas 12,48)
Nesta parábola, Jesus está ensinando a importância da vigilância espiritual e da responsabilidade em relação ao que nos foi confiado. Ele compara a vinda do Filho do homem à chegada de um ladrão, enfatizando que devemos estar sempre preparados, pois não sabemos quando isso ocorrerá.
Pedro pergunta se essa parábola se aplica apenas aos discípulos ou a todos, e Jesus responde com outra parábola. Ele fala sobre um administrador que deve ser fiel e prudente, dando a cada um sua medida de trigo a tempo. A mensagem aqui é que os discípulos de Jesus são chamados a serem fiéis e responsáveis na administração do que lhes foi confiado.
A parábola também aborda a questão da expectativa da vinda do Senhor. Se o servo pensar que o Senhor está demorando e começar a agir de forma irresponsável, ele será castigado. Mas aquele que for fiel, mesmo na ausência de uma expectativa imediata, será recompensado.
A lição essencial dessa passagem é a necessidade de vigilância espiritual, fidelidade e responsabilidade na vida dos seguidores de Jesus. Devemos estar preparados para a vinda do Senhor e agir de acordo com os princípios do Reino de Deus, sabendo que seremos responsáveis pelo que foi confiado a nós.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário