segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Evangelho: Lucas 11,47-54 - 19.10.2023

 


Hoje, mergulhemos em Lucas 11,47-54, onde Jesus confronta a hipocrisia religiosa, desafiando-nos a uma reflexão profunda.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 

47 "Ai de vós, que construís os túmulos dos profetas, pois foram vossos pais que os mataram!

48 Deste modo, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles os mataram, e vós lhes construís os túmulos.

49 Por isso, a sabedoria de Deus afirmou: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e matarão alguns e perseguirão outros,

50 para que se peça conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo,

51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos asseguro, a esta geração será pedido conta disso.

52 Ai de vós, doutores da Lei, que tirastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando."

53 Quando Jesus saiu de lá, começaram os escribas e fariseus a importunar de todas as maneiras e a fazê-lo falar sobre muitos temas,

54 para o surpreenderem com alguma coisa vinda de sua própria boca. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Ai de vós, doutores da Lei, que tirastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando." - Lucas 11:52

Neste trecho do Evangelho de Lucas, Jesus faz uma crítica direta aos líderes religiosos de seu tempo, os escribas e fariseus. Ele os repreende por construírem túmulos para os profetas que seus antepassados mataram. Isso simboliza a hipocrisia dos líderes religiosos que, em vez de seguirem os ensinamentos dos profetas, perpetuam as ações daqueles que perseguiram e mataram os mensageiros de Deus no passado.

Jesus também fala sobre a responsabilidade de sua geração pelo derramamento de sangue dos profetas desde o início dos tempos. Ele adverte que eles serão responsabilizados por isso. Além disso, ele critica os doutores da Lei por tirarem a chave da ciência, impedindo o conhecimento espiritual e dificultando o caminho daqueles que desejam entrar no reino de Deus.

Essas palavras de Jesus nos lembram da importância de vivermos de acordo com os princípios da justiça, da verdade e do amor, em vez de nos envolvermos em práticas hipócritas e egoístas. Devemos refletir sobre como estamos agindo em nossa vida espiritual e se estamos verdadeiramente seguindo os ensinamentos de Deus, em vez de perpetuar erros do passado. Jesus nos chama a examinar nossos corações e ações, buscando a verdadeira sabedoria e justiça em nossa jornada espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário