quarta-feira, 4 de maio de 2022

Evangelho: João 6,52-59 - 06.05.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue / em mim permanece, e eu vou ficar nele (Jo 6,56). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum. – Palavra da salvação.


Reflexão:


As palavras que Jesus dirige aos judeus são fortes. Certamente, os judeus, por causa de sua fé, não compreendiam nem aceitavam o que Jesus estava dizendo; nós, hoje, poderíamos nos perguntar se compreendemos essas mesmas palavras de Jesus com clareza. De maneira elevada, digamos dessa forma, o que Jesus diz reflete uma realidade já vivida pelos primeiros cristãos e que João, o evangelista, organiza e propõe àqueles que necessitam de instrução acerca da fé em Jesus. É preciso, em palavras simples, romper com esquemas mentais ultrapassados e abrir-se para a novidade que já está presente no meio de nós. A vida plena proposta por Jesus tem lugar no nosso aqui e agora à medida que nos deixamos por suas instruções. Comer a carne e beber o sangue de Cristo é participar em plenitude de seu projeto que visa garantir vida plena a todos.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário