sábado, 14 de maio de 2022

Evangelho: João 14,21-26 - 16.05.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


O Espírito Santo, o Paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia! (Jo 14,26) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O que significa amar Jesus? Ele mesmo vai dizer que quem o ama, aceita e obedece a seus mandamentos. Ao contrário, quem não o ama, não guarda nem obedece a seus ensinamentos. Dito dessa forma, tudo parece muito simples e fácil. Contudo, noutras palavras, amar significa comprometimento, ou seja, aderir a uma pessoa ou a um projeto de forma inteira e assumir as consequências dessa entrega. Bem sabemos que para Jesus essa entrega total significou morrer na cruz como um maldito. Jesus não quis nem desejou essa morte para si, mas esse evento em sua vida foi consequência de um caminho percorrido de fidelidade à vocação recebida do Pai. Ao olharmos para nossa caminhada de cristãos, somos chamados, hoje, a repetir as atitudes de Jesus, não simplesmente como um gesto de imitação vazia, mas como uma escolha consciente.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte  https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário