segunda-feira, 30 de maio de 2022

Evangelho: João 17,20-26 - 02.06.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Para que todos sejam um, diz o Senhor, / como tu estás em mim e eu em ti, / para que o mundo possa crer que me enviaste (Jo 17,21). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O amor com que Jesus amou os seus é fruto da relação de amor que o une ao Pai. Talvez nos seja difícil compreender o que significa esse amor; contudo, temos uma vida inteira para vivenciar esse processo de encontro com Deus em Jesus por meio do Espírito. Aqui, não há mágica ou algo que seja sobrenatural, mas sim compromisso e adesão ao que é mais caro a Jesus: a promoção de ser humano na forma mais elevada. Como dito acima, trata-se de algo processual, ou seja, comporta uma série de altos e baixos, acertos e fadigas que não são novidade para o homem e a mulher, pois esses movimentos fazem parte do seu cotidiano. De modo particular, os textos apresentados por João, o evangelista, requerem de cada um de nós atenção, postura de abertura e meditação comprometida. Só assim, alcançaremos o que ele tem a nos comunicar hoje.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário