quarta-feira, 18 de maio de 2022

Evangelho: João 15,12-17 - 20.05.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Amar significa comprometer-se. Sem dúvida, Jesus é o maior exemplo de amor, pois comprometeu-se com a sua vocação até as últimas consequências. Da mesma forma que Jesus amou os seus, ele nos convoca a amar-nos uns aos outros. Esse amor está relacionado à dimensão da amizade, pois os verdadeiros amigos estão ligados de forma harmoniosa, respeitosa e equilibrada. Numa relação de amizade autêntica não há sobreposição, manipulação ou medo. Quem ama o amigo, respeita-o. Certamente, em nossos dias, falta uma bela reflexão sobre as supostas amizades que dizemos ter. Muitos de nós, nas redes sociais, ostentam a marca de mil ou mais amigos; poderíamos nos perguntar se isso reflete efetivamente a realidade. Ansiosos por mais amigos, curtidas e belos comentários e compartilhamentos, podemos embarcar num mundo de superficialidade e, com isso, esquecer o que verdadeiramente importa.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário