Evangelho: Joannes 20,19-31Dominica II Paschae – Dominica in Albis
19 Cum ergo sero esset die illo, una sabbatorum, et fores essent clausae ubi erant discipuli congregati propter metum Iudaeorum, venit Iesus, et stetit in medio, et dixit eis: Pax vobis.
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando os discípulos reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco.
20 Et cum hoc dixisset, ostendit eis manus et latus. Gavisi sunt ergo discipuli, viso Domino.
Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Dixit ergo eis iterum: Pax vobis. Sicut misit me Pater, et ego mitto vos.
Disse-lhes novamente: A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.
22 Haec cum dixisset, insufflavit, et dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum:
Tendo dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo.
23 Quorum remiseritis peccata, remittuntur eis: et quorum retinueritis, retenta sunt.
A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
24 Thomas autem unus ex duodecim, qui dicitur Didymus, non erat cum eis quando venit Iesus.
Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Dicebant ergo ei alii discipuli: Vidimus Dominum. Ille autem dixit eis: Nisi videro in manibus eius fixuram clavorum, et mittam digitum meum in locum clavórum, et mittam manum meam in latus eius, non credam.
Disseram-lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele lhes respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
26 Et post dies octo, iterum erant discipuli eius intus, et Thomas cum eis. Venit Iesus, ianuis clausis, et stetit in medio, et dixit: Pax vobis.
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez reunidos, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco.
27 Deinde dicit Thomae: Infer digitum tuum huc, et vide manus meas, et affer manum tuam, et mitte in latus meum: et noli esse incredulus, sed fidelis.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; estende a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas fiel.
28 Respondit Thomas, et dixit ei: Dominus meus, et Deus meus.
Respondeu Tomé e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus!
29 Dixit ei Iesus: Quia vidisti me, credidisti: beati qui non viderunt, et crediderunt.
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
30 Multa quidem et alia signa fecit Iesus in conspectu discipulorum suorum, quae non sunt scripta in libro hoc.
Muitos outros sinais fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro.
31 Haec autem scripta sunt, ut credatis quia Iesus est Christus, Filius Dei: et ut credentes, vitam habeatis in nomine eius.
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Reflexão
A ressurreição revela a vocação humana à transcendência. Jesus, ao soprar o Espírito, desperta em cada ser a capacidade de autodeterminação e responsabilidade. A dúvida de Tomé não é fraqueza, mas expressão do desejo por autenticidade. O encontro com o Ressuscitado convida à confiança que liberta, à fé que não impõe, mas propõe. Assim, cada pessoa é chamada a ser coautora de sua existência, guiada pela verdade e pelo amor. A paz ofertada por Cristo não é imposição, mas dom que respeita a liberdade. Crer é escolher viver plenamente, reconhecendo a dignidade e o valor de cada ser humano.
Versículo mais importante
A frase mais importante do Evangelho Joannes 20,19-31 é:
Dixit ei Iesus: Quia vidisti me, credidisti: beati qui non viderunt, et crediderunt.
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.(Jo 20:29)
Essa frase resume a bem-aventurança da fé livre, que se firma não pela imposição de provas, mas pela abertura do coração à verdade que se revela no encontro.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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