quinta-feira, 13 de março de 2025

Evangelho: Mateus 5:43-48 - 15.03.2025

 


Evangelium secundum Matthæum 5,43-48

43 Audistis quia dictum est: Diliges proximum tuum, et odio habebis inimicum tuum.
Ouviste que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.

44 Ego autem dico vobis: Diligite inimicos vestros: benefacite his qui oderunt vos: et orate pro persequentibus et calumniantibus vos:
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam.

45 Ut sitis filii Patris vestri, qui in cælis est: qui solem suum oriri facit super bonos et malos: et pluit super justos et injustos.
Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus, que faz o seu sol nascer sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos.

46 Si enim diligitis eos qui vos diligunt, quam mercedem habebitis? Nonne et publicani hoc faciunt?
Se amais aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem isso também os publicanos?

47 Et si salutaveritis fratres vestros tantum, quid amplius facitis? Nonne et ethnici hoc faciunt?
E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso também os pagãos?

48 Estote ergo vos perfecti, sicut et Pater vester cælestis perfectus est.
Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito.

Reflexão:

"Estote ergo vos perfecti, sicut et Pater vester cælestis perfectus est."
"Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito." (Mt 5:48)

Ao amar para além das convenções, o ser se expande na luz do possível, tornando-se artífice da própria elevação. O amor, força que unifica sem dominação, integra os contrastes e dissolve as barreiras do ego. Assim, cada escolha consciente pelo bem ressoa na ordem invisível do universo, irradiando-se sem limite. A perfeição não é um estado fixo, mas um impulso crescente que impulsiona à plenitude. No horizonte infinito da liberdade, amar o inimigo não é submissão, mas afirmação do ser que se reconhece inteiro. Pois o verdadeiro amor não restringe—ele amplia e conduz ao ápice do real.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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