Evangelium secundum Lucam 6,36-38
36 Estote ergo misericordes, sicut et Pater vester misericors est.
Portanto, sede misericordiosos, assim como também vosso Pai é misericordioso.
37 Nolite iudicare, et non iudicabimini; nolite condemnare, et non condemnabimini. Dimitte, et dimittemini.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados. Perdoai, e sereis perdoados.
38 Date, et dabitur vobis: mensuram bonam, et confertam, et coagitatam, et supereffluentem dabunt in sinum vestrum. Eadem quippe mensura, qua mensi fueritis, remetietur vobis.
Dai, e vos será dado: uma boa medida, cheia, calcada, sacudida e transbordante vos será colocada no regaço. Com a mesma medida com que medirdes, vos será medido novamente.
Reflexão:
"Date, et dabitur vobis: mensuram bonam, et confertam, et coagitatam, et supereffluentem dabunt in sinum vestrum."
"Dai, e vos será dado: uma boa medida, cheia, calcada, sacudida e transbordante vos será colocada no regaço." (Lucas 6,38)
Essa passagem expressa a lei do retorno, onde a generosidade e a justiça conduzem a uma abundância que transcende o mero ato de dar, tornando-se uma expressão da ordem espiritual do universo.
A verdadeira grandeza do ser manifesta-se na expansão da consciência para além do eu isolado. O amor e a justiça não se impõem de fora, mas florescem no íntimo de quem escolhe elevar-se. A misericórdia é a força que dissolve as barreiras e conduz à liberdade autêntica. O julgamento, quando moldado pela verdade, reflete a própria essência daquele que julga. Dar e perdoar não são renúncias, mas afirmações do espírito que compreende a abundância do existir. Cada gesto ressoa no destino, e a plenitude se revela quando a medida do bem é dada sem reservas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário