Evangelium secundum Matthaeum 5,17-19
17 Nolite putare quoniam veni solvere legem, aut prophetas: non veni solvere, sed adimplere.
Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, mas para cumprir.
18 Amen quippe dico vobis, donec transeat caelum et terra, iota unum aut unus apex non praeteribit a lege, donec omnia fiant.
Em verdade vos digo: até que passem o céu e a terra, nem uma só letra, nem um só traço da Lei passará, até que tudo se cumpra.
19 Qui ergo solverit unum de mandatis istis minimis, et docuerit sic homines, minimus vocabitur in regno caelorum: qui autem fecerit, et docuerit, hic magnus vocabitur in regno caelorum.
Portanto, aquele que violar um desses menores mandamentos e ensinar os outros a fazerem o mesmo será chamado o menor no Reino dos Céus; mas aquele que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.
Reflexão:
Nolite putare quoniam veni solvere legem, aut prophetas: non veni solvere, sed adimplere.
Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, mas para cumprir. (Mt 5:1)
A verdade se manifesta como uma ordem intrínseca ao real, uma harmonia que não pode ser dissolvida sem que se perca a essência do próprio ser. A Lei não é um peso imposto, mas um caminho de convergência para a plenitude do espírito. O cumprimento não é uma obediência cega, mas a participação consciente no desdobramento do sentido último. A cada instante, a criação se aperfeiçoa na liberdade daquele que escolhe a verdade. O menor é aquele que obscurece essa luz, dissolvendo a forma do real em fragmentos dispersos. O maior é quem ilumina, integrando cada partícula do mundo ao fluxo do eterno. No horizonte da existência, a realização da Lei é a consumação do amor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário