quarta-feira, 26 de março de 2025

Evangelho: Marcos 12:28-34 - 28.03.2025

 


Evangelium: Marcus 12,28-34

28 Et accedens unus de scribis, qui audierat illos conquirentes, videns quoniam bene illis responderit, interrogavit eum quod esset primum omnium mandatum.
E aproximando-se um dos escribas, que os ouvira disputar, vendo que bem lhes respondera, perguntou-lhe qual era o primeiro de todos os mandamentos.

29 Jesus autem respondit ei: Quia primum omnium mandatum est: Audi Israël, Dominus Deus noster, Dominus unus est:
Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30 Et diliges Dominum Deum tuum ex toto corde tuo, et ex tota anima tua, et ex tota mente tua, et ex tota virtute tua. Hoc est primum mandatum.
E amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento.

31 Secundum autem simile est illi: Diliges proximum tuum tamquam teipsum. Majus horum aliud mandatum non est.
E o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

32 Et ait illi scriba: Bene, Magister, in veritate dixisti, quia unus est Deus, et non est alius præter eum.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, disseste com verdade que Deus é um só e não há outro além dele.

33 Et ut diligatur ex toto corde, et ex toto intellectu, et ex tota anima, et ex tota fortitudine, et diligere proximum tamquam seipsum, majus est omnibus holocautomatibus et sacrificiis.
E que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento, de toda a alma e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

34 Jesus autem videns quod sapienter respondisset, dixit illi: Non es longe a regno Dei. Et nemo jam audebat eum interrogare.
Jesus, vendo que respondera sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E ninguém mais ousava interrogá-lo.

Reflexão:

"Diliges Dominum Deum tuum ex toto corde tuo, et ex tota anima tua, et ex tota mente tua, et ex tota virtute tua."
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força.” (Mc 12:30)

Essa passagem expressa o mandamento fundamental de Jesus, que une o ser humano à Verdade suprema por meio do amor absoluto, tornando-se a base da ordem moral e espiritual.

O amor não se impõe, mas floresce onde há consciência e escolha. Amar a Deus de todo o ser não significa submeter-se a uma força externa, mas alinhar-se à verdade que sustenta todas as coisas. O amor ao próximo nasce dessa mesma liberdade interior, pois reconhecer a dignidade do outro é afirmar a própria plenitude. A essência da existência não está nos ritos, mas na coerência entre pensamento e ação. Assim, não há separação entre o sagrado e o humano: amar é integrar-se à ordem que conduz à realização plena do espírito e à comunhão com o princípio eterno.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário