segunda-feira, 31 de março de 2025

Evangelho: João 5:17-30 - 02.04.2025


 Lectio sancti Evangelii secundum Ioannem (5,17-30)

17 Iesus autem respondit eis: «Pater meus usque modo operatur, et ego operor».
Jesus, porém, respondeu-lhes: «Meu Pai continua trabalhando até agora, e eu também trabalho».

18 Propterea ergo magis quaerebant eum Iudaei interficere, quia non solum solvebat sabbatum, sed et Patrem suum dicebat Deum, aequalem se faciens Deo.
Por isso, ainda mais os judeus procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu Pai, fazendo-se igual a Deus.

19 Respondit itaque Iesus et dixit eis: «Amen, amen dico vobis: non potest Filius a se facere quidquam, nisi quod viderit Patrem facientem; quaecumque enim ille facit, haec et Filius similiter facit.
Então Jesus respondeu-lhes e disse: «Em verdade, em verdade vos digo: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazer; pois tudo o que este faz, o Filho também o faz igualmente.

20 Pater enim diligit Filium et omnia demonstrat ei, quae ipse facit, et maiora his demonstrabit ei opera, ut vos miremini.
Pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele faz, e lhe mostrará obras maiores do que estas, para que vos maravilheis.

21 Sicut enim Pater suscitat mortuos et vivificat, sic et Filius, quos vult, vivificat.
Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem quer.

22 Neque enim Pater iudicat quemquam, sed iudicium omne dedit Filio,
Porque o Pai a ninguém julga, mas entregou todo julgamento ao Filho,

23 ut omnes honorificent Filium, sicut honorificant Patrem. Qui non honorificat Filium, non honorificat Patrem, qui misit illum.
para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

24 Amen, amen dico vobis: qui verbum meum audit et credit ei, qui misit me, habet vitam aeternam et in iudicium non venit, sed transiit a morte in vitam.
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida.

25 Amen, amen dico vobis: venit hora, et nunc est, quando mortui audient vocem Filii Dei, et, qui audierint, vivent.
Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26 Sicut enim Pater habet vitam in semetipso, sic dedit et Filio vitam habere in semetipso;
Pois assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo.

27 et potestatem dedit ei iudicium facere, quia Filius hominis est.
E deu-lhe autoridade para exercer o julgamento, porque é o Filho do Homem.

28 Nolite mirari hoc, quia venit hora, in qua omnes, qui in monumentis sunt, audient vocem eius
Não vos admireis disso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz

29 et procedent, qui bona fecerunt, in resurrectionem vitae, qui vero mala egerunt, in resurrectionem iudicii.
e sairão: os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição do julgamento.

30 Non possum ego a meipso facere quidquam; sicut audio, iudico, et iudicium meum iustum est, quia non quaero voluntatem meam, sed voluntatem eius, qui misit me.
Eu nada posso fazer por mim mesmo; julgo conforme o que ouço, e meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Reflexão:

"Amen, amen dico vobis: qui verbum meum audit et credit ei, qui misit me, habet vitam aeternam et in iudicium non venit, sed transiit a morte in vitam."
"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24)

Esta passagem resume a essência da mensagem de Cristo: a fé e a adesão à verdade conduzem à plenitude da vida, superando a morte e o julgamento.

A verdade não se impõe pela força, mas se manifesta na liberdade daquele que a reconhece. O Cristo, imagem da plenitude do ser, revela que o destino humano é participação ativa na ordem do eterno. O que o Pai realiza, o Filho também realiza, pois o chamado à vida transcende toda forma de servidão. O homem desperta para a luz quando assume sua vocação de ser criador consigo mesmo, respondendo à voz que o convoca para além das limitações impostas. A existência se eleva quando se alinha ao princípio que sustenta a vida em sua integralidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário