terça-feira, 18 de março de 2025

Evangelho: Lucas 16:19-31 - 20.03.2025


Evangelium secundum Lucam 16,19-31  


19 Homo quidam erat dives, qui induebatur purpura et bysso, et epulabatur quotidie splendide.  

Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e linho fino, e banqueteava-se magnificamente todos os dias.


20 Et erat quidam mendicus, nomine Lazarus, qui jacebat ad januam ejus, ulceribus plenus,  

E havia um mendigo chamado Lázaro, que jazia à sua porta, coberto de chagas,


21 Cupens saturari de micis, quæ cadebant de mensa divitis, sed et canes veniebant, et lingebant ulcera ejus.  

Desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as feridas.


22 Factum est autem ut moreretur mendicus, et portaretur ab Angelis in sinum Abrahæ. Mortuus est autem et dives, et sepultus est in inferno.  

Aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado no inferno.


23 Elevans autem oculos suos, cum esset in tormentis, vidit Abraham a longe, et Lazarum in sinu ejus:  

E, levantando os olhos, estando em tormentos, viu ao longe Abraão e Lázaro em seu seio.


24 Et ipse clamans, dixit: Pater Abraham, miserere mei, et mitte Lazarum, ut intingat extremum digiti sui in aquam, ut refrigeret linguam meam, quia crucior in hac flamma.  

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro, para que molhe a ponta do seu dedo em água e refresque a minha língua, porque sofro tormentos nesta chama. 


25 Et dixit illi Abraham: Fili, recordare quia recepisti bona in vita tua, et Lazarus similiter mala: nunc autem hic consolatur, tu vero cruciaris.  

Mas Abraão disse-lhe: Filho, lembra-te de que recebeste bens em tua vida, e Lázaro, ao contrário, males; agora, porém, ele é consolado, e tu, atormentado.


26 Et in his omnibus inter nos et vos chaos magnum firmatum est: ut hi, qui volunt hinc transire ad vos, non possint, neque inde huc transmeare.  

E, além disso, entre nós e vós foi estabelecido um grande abismo, de modo que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá atravessar até nós.


27 Et ait: Rogo ergo te, pater, ut mittas eum in domum patris mei:  

E disse ele: Rogo-te, pois, pai, que o envies à casa de meu pai,


28 Habeo enim quinque fratres, ut testetur illis, ne et ipsi veniant in hunc locum tormentorum.  

Porque tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormentos.


29 Et ait illi Abraham: Habent Moysen et Prophetas: audiant illos.  

Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.


30 At ille dixit: Non, pater Abraham: sed si quis ex mortuis ierit ad eos, pœnitentiam agent.  

Ele, porém, respondeu: Não, pai Abraão; mas se algum dos mortos for até eles, arrepender-se-ão.


31 Ait autem illi: Si Moysen et Prophetas non audiunt, neque si quis ex mortuis resurrexerit, credent.  

Mas ele lhe disse: Se não ouvem Moisés e os Profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.


Reflexão:

Dixit autem illi Abraham: Fili, recordare quia recepisti bona in vita tua, et Lazarus similiter mala: nunc autem hic consolatur, tu vero cruciaris.
Mas Abraão disse-lhe: Filho, lembra-te de que recebeste bens em tua vida, e Lázaro, ao contrário, males; agora, porém, ele é consolado, e tu, atormentado. (Lc 16:25)

O caminho para a plenitude não se edifica sobre acúmulos estéreis, mas na abertura à alteridade. A liberdade autêntica não é negação do outro, mas escolha consciente de reconhecer sua dignidade. O rico, preso ao efêmero, não percebeu que a grandeza reside na reciprocidade do bem. O abismo entre ele e Lázaro não foi imposto, mas gerado por suas próprias decisões. Quem fecha os olhos ao essencial não é convencido nem por milagres. A justiça não é um castigo, mas a revelação de cada escolha. Pois aquele que se isola em si mesmo perde o sentido mais profundo da existência.

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