quinta-feira, 20 de junho de 2024

Evangelho: Mateus 6:24-34 - 22.06.2024



Não podemos servir a dois senhores; escolhamos Deus sobre a ansiedade. Ele cuida das aves do céu e dos lírios do campo. Busquemos primeiro o Reino de Deus; Ele proverá nossas necessidades diárias.


Mateus 6:24-34 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

24. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro.  

25. Por isso, vos digo: Não andeis preocupados com a vossa vida, com o que haveis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?  

26. Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?  

27. Quem de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado à duração da sua vida?  

28. E por que vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam.  

29. No entanto, eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  

30. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?  

31. Não vos preocupeis, pois, dizendo: Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?  

32. São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.  

33. Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.  

34. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)


Neste Evangelho, somos lembrados da futilidade da ansiedade sobre as necessidades materiais e do desafio de dividir nossa lealdade entre Deus e as riquezas terrenas. Jesus nos exorta a confiar na providência divina e a buscar primeiro o Reino de Deus, pois Ele conhece nossas necessidades e cuidará de nós.

A preocupação excessiva com o futuro e com os bens materiais não apenas nos afasta da paz interior, mas também revela uma falta de fé na providência divina. Assim como as aves do céu e os lírios do campo são sustentados pelo Pai celestial, nós também somos cuidados por Ele.

Buscar o Reino de Deus implica em colocar Deus como a prioridade máxima em nossas vidas, seguindo seus ensinamentos de amor, justiça e compaixão. Quando nossa fé está firmemente ancorada em Deus, encontramos verdadeira liberdade e contentamento, independentemente das circunstâncias externas.

Que possamos, portanto, confiar na bondade e na providência de Deus em todos os momentos, cultivando uma fé que nos liberta da preocupação com o futuro e nos permite viver cada dia com gratidão e serenidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário