quarta-feira, 5 de junho de 2024

Evangelho: Lucas 2:41-51 - 08.06.2024



Perdidos na jornada, encontraram-no no templo, entre doutores, ouvindo e ensinando. Admirados, questionaram o Filho, que respondeu sobre a casa do Pai. Com sabedoria divina, desceu a Nazaré, submisso, e Maria guardava tudo em seu coração.


Lucas 2:41-51 (Bíblia de Jerusalém)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.  

42 Quando ele completou doze anos, subiram conforme o costume da festa.  

43 Terminados os dias da festa, ao regressarem, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem.  

44 Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.  

45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém à procura dele.  

46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.  

47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.  

48 Quando o viram, ficaram admirados, e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos.”  

49 Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?”  

50 Eles, porém, não compreenderam a palavra que lhes dissera.  

51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no coração. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

“Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?”  (Lc 2:49)


Queridos irmãos e irmãs,


Neste episódio do evangelho, encontramos um jovem Jesus que, mesmo aos doze anos, revela sua profunda conexão com o Pai. Este relato nos chama a refletir sobre a busca incessante de Deus em nossas vidas. Maria e José, em sua aflição, nos mostram a ansiedade e a preocupação humanas, mas também a confiança e a fé. Jesus, ao ser encontrado no templo, nos ensina que devemos sempre procurar estar na casa do Pai, entendendo e abraçando nossa missão espiritual. Que possamos, como Maria, guardar as palavras e experiências de Deus em nossos corações, permitindo que elas nos guiem e iluminem nossos caminhos. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário