terça-feira, 18 de junho de 2024

Evangelho: Mateus 6:1-6.16-18 - 19.06.2024



Pai que vê em segredo, recebe nossas ações ocultas. Que nossa caridade, oração e jejum sejam silenciosos, longe dos olhares do mundo. Concede-nos a recompensa divina, nascida do coração puro e humilde, em comunhão com Teu amor infinito e discreto.


Mateus 6:1-6.16-18 - (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

1. Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está nos céus.

2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.

3. Tu, porém, ao dares esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;

4. para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará.

5. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.

6. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará.


16. Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos para fazer ver aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.

17. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

18. para não pareceres aos homens que jejuas, mas ao teu Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo." (Mt 6:6)


A verdadeira virtude não necessita de aplausos nem de reconhecimento. Em silêncio e humildade, nossas ações ressoam mais intensamente no coração do universo. Buscar a aprovação externa é um desvio do caminho da autenticidade. Em cada gesto de caridade, oração e sacrifício, devemos encontrar o sagrado ato de comunhão com o divino, oculto dos olhos do mundo. A verdadeira recompensa é interna, florescendo na alma e refletindo a paz e a integridade de um espírito alinhado com o bem maior. Vivamos, portanto, na discrição das boas obras, focados na pureza de nossas intenções.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário