quarta-feira, 26 de junho de 2024

Evangelho: João 21:15-19 - 29.06.2024



Senhor, tu sabes que te amo. Apascenta meus cordeiros e minhas ovelhas, disse Jesus. Segue-me, mesmo quando fores levado para onde não queres. Com amor e fidelidade, glorificamos a Deus em nossas vidas, aceitando o chamado divino.


João 21:15-19 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Jesus se manifestou aos seus discípulos

15. Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." Jesus lhe disse: "Apascenta os meus cordeiros."

16. Pela segunda vez, Jesus lhe perguntou: "Simão, filho de João, tu me amas?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas."

17. Pela terceira vez, Jesus lhe perguntou: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: "Tu me amas?" e respondeu: "Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo." Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas."

18. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras mais moço, tu te cingias e andavas por onde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres."

19. Jesus disse isso para indicar com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E, depois de falar assim, acrescentou: "Segue-me." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Segue-me" (Jo 21:19)


Este diálogo entre Jesus e Pedro é uma profunda lição de amor, redenção e responsabilidade. Pedro, que negou Jesus três vezes, é agora convidado a afirmar seu amor três vezes, simbolizando a restauração e o perdão. Cada resposta de Pedro é seguida por uma missão: "Apascenta os meus cordeiros", "Apascenta as minhas ovelhas". Jesus confia a Pedro a liderança de sua Igreja, demonstrando que mesmo em nossas falhas, somos chamados e capacitados para grandes responsabilidades. A previsão de sua morte, longe de ser uma condenação, é um lembrete da entrega total ao serviço de Deus. A mensagem final, "Segue-me", é um chamado contínuo para todos nós, desafiando-nos a viver com fidelidade e coragem, seguindo o exemplo de amor e sacrifício de Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário