domingo, 24 de março de 2024

Evangelho: João 13,21-33.36-38 - 26.03.2024



Antífona:

"Na mesa do Senhor, revela-se o coração humano: amor e traição entrelaçados. Pedro, impetuoso, promete fidelidade, mas negará três vezes. Amando como Ele amou, seguimos, mesmo na fraqueza, rumo à verdadeira entrega."


João 13,21-33.36-38 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21.Tendo dito isso, Jesus ficou profundamente perturbado e declarou: “Em verdade, em verdade, Eu vos digo: um de vós Me trairá”.

22.Os discípulos se entreolhavam, perplexos, sem saber de quem Ele falava.

23.Ora, havia à mesa um dos Seus discípulos, aquele a quem Jesus amava.

24.Simão Pedro fez-lhe sinal e perguntou: “Dize-nos de quem se trata”.

25.Então, reclinando-se sobre o peito de Jesus, esse discípulo Lhe perguntou: “Senhor, quem é?”

26.Jesus respondeu: “É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado”. E, após molhar o pão, entregou-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.

27.Assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Jesus, então, lhe disse: “O que pretendes fazer, faze-o depressa”.

28.Nenhum dos que estavam à mesa compreendeu por que Ele lhe disse isso.

29.Alguns, supondo que Judas recebesse instruções para comprar o que era necessário para a festa ou para dar algo aos pobres, saíram imediatamente.

30.Logo que Judas saiu, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado n’Ele.

31.Se Deus foi glorificado n’Ele, também Deus O glorificará em Si mesmo e logo O glorificará.

32.Filhinhos, por pouco tempo ainda estou convosco. Vós Me buscareis, mas Eu vos digo agora, como disse aos judeus: ‘Para onde Eu vou, vós não podeis ir’.

33.Um novo mandamento Eu vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

36.Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu: “Para onde Eu vou, não podes Me seguir agora; mas Me seguirás mais tarde”.

37.Pedro insistiu: “Senhor, por que não posso seguir-Te agora? Darei a minha vida por Ti!”

38.Jesus respondeu: “Tu darás a tua vida por Mim? Em verdade, em verdade, Eu te digo: o galo não cantará antes que Me negues três vezes”. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Um novo mandamento Eu vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." (João 13:34)


Este trecho do Evangelho segundo João traz à tona o momento crucial em que Jesus revela que um dos Seus discípulos O trairá. A tensão entre as palavras de Jesus e a incredulidade dos discípulos é palpável. Observamos também a figura emblemática de Pedro, cheio de zelo e promessas fervorosas, mas que, como previsto por Jesus, o negará três vezes antes do amanhecer.

A profundidade dessa passagem reside na dualidade entre amor e traição, fidelidade e negação. Jesus não só prediz a traição, mas também oferece um novo mandamento: amar uns aos outros como Ele nos amou. Nesse momento de despedida, Ele ensina que o amor é o vínculo mais forte entre Seus seguidores.

A atitude de Pedro, embora nobre em sua intenção, revela a fragilidade humana diante das provações. Isso nos lembra da importância da humildade e da dependência de Deus, pois mesmo os mais fervorosos podem sucumbir à fraqueza sem a graça divina.

Assim, essa passagem nos convida a refletir sobre nossa própria fidelidade, nossa capacidade de amar verdadeiramente e nossa necessidade constante da orientação e força que só Jesus pode oferecer.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário