quarta-feira, 20 de março de 2024

Evangelho: João 10,31-42 - 22.03.2024



Antífona:

Em meio à contenda, Jesus revela sua divindade. Suas obras testemunham sua unicidade com o Pai. Que possamos crer não apenas em suas palavras, mas também em suas obras, reconhecendo-o como o Filho de Deus.


João 10,31-42 (Bíblia de Jerusalém)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 31 Os judeus pegaram então pedras para atirar nele.

32 Jesus disse-lhes: "Mostrei-vos muitas obras boas que procedem do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?"

33 Responderam-lhe os judeus: "Não te queremos apedrejar por uma obra boa, mas por uma blasfêmia: porque, sendo tu homem, te fazes Deus."

34 Jesus respondeu-lhes: "Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: sois deuses’?

35 Se ele chama deuses aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

36 aquele a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Blasfemas’, porque declarei: ‘Sou Filho de Deus’.

37 Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim.

38 Mas, se as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que reconheçais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai."

39 Procuraram então prendê-lo de novo, mas ele escapou de suas mãos.

40 Ele foi de novo para além do Jordão, para o lugar onde João primeiro batizara, e ali permaneceu.

41 Muitos foram ter com ele e diziam: "João não fez nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade".

42 E muitos ali acreditaram nele. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Mas, se as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que reconheçais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai." (João 10:38)


No Evangelho de João, este trecho revela a polarização entre Jesus e os líderes religiosos de sua época. Os judeus, incitados pelas palavras de Jesus sobre sua relação com Deus, começam a pegar pedras para apedrejá-lo. Jesus, por sua vez, tenta trazer clareza ao seu ensinamento, mostrando que suas obras testemunham sua conexão com o Pai. Ele cita um versículo do Salmo 82 para mostrar que até mesmo os humanos foram chamados de "deuses" na Escritura.

A reação dos judeus reflete uma incompreensão profunda e uma resistência à ideia de que Jesus é mais do que um simples homem. Porém, Jesus continua a afirmar sua unicidade com o Pai, desafiando-os a acreditarem em suas obras, se não em suas palavras.

A cena termina com Jesus escapando da tentativa de prisão e retomando ao lugar onde João Batista havia iniciado seu ministério. Ali, muitos reconhecem a verdade em suas palavras e acreditam nele, demonstrando a semente da fé que estava sendo plantada através de seus ensinamentos e milagres. Este episódio nos lembra da importância de reconhecer Jesus não apenas como um mestre ou profeta, mas como o próprio Filho de Deus, cujas obras testemunham sua divindade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário