Evangelho: Mateus 8,5-11
Neste relato, um centurião expressa fé notável em Jesus, revelando a universalidade da salvação. A resposta do Mestre destaca a importância da fé genuína além das fronteiras tradicionais.
Mateus 8,5-11 (Bíblia de Jerusalém):
Proclamação do santo Evangelho segundo Mateus – Naquele tempo, "5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, aproximou-se dele um centurião, que lhe implorava, dizendo:
6 'Senhor, o meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre horrivelmente.'
7 Ele disse-lhe: 'Eu irei curá-lo.'
8 O centurião respondeu: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas dize uma só palavra e o meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens. E digo a este: 'Vai!' e ele vai; e a outro: 'Vem!' e ele vem; e ao meu servo: 'Faze isto!' e ele o faz.'
10 Jesus ouvindo isto, ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei fé tão grande.
11 Digo-vos que muitos virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus.'" - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas dize uma só palavra e o meu servo será curado." (Mateus 8,8)
Este trecho do Evangelho de Mateus destaca a fé extraordinária do centurião romano. Mesmo sendo um estrangeiro, ele reconhece a autoridade de Jesus e acredita que uma simples palavra do Mestre é suficiente para curar seu servo. A humildade do centurião, que se considera indigno da presença de Jesus em sua casa, contrasta com sua confiança inabalável na capacidade do Senhor de realizar o impossível.
A resposta de Jesus à fé do centurião ressalta a importância da fé genuína e abre as portas do reino dos céus para além das fronteiras de Israel. A profecia de que muitos virão do oriente e do ocidente para se sentar com os patriarcas no reino celestial destaca a universalidade da mensagem de salvação de Jesus.
Essa passagem nos convida a refletir sobre nossa própria fé e confiança na autoridade de Jesus. Podemos aprender com o centurião a combinar humildade com uma fé profunda, reconhecendo a soberania de Cristo em todas as áreas de nossas vidas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário