domingo, 3 de dezembro de 2023

Evangelho: Mateus 15,29-37 - 06.12.2023



Num cenário à beira-mar, Jesus revela seu amor compassivo ao curar multidões enfermas e saciar fome com poucos recursos. Uma narrativa de milagres que ilustra generosidade divina.


Mateus 15,29-37 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Mateus – Naquele tempo,29. "Jesus, deixando aquele lugar, dirigiu-se para as margens do mar da Galileia. Subiu a montanha e sentou-se lá."

30. "Aproximaram-se dele numerosas multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Puseram-nos aos pés de Jesus, e ele os curou."

31. "A multidão ficou admirada, ao ver os mudos falando, os aleijados sãos, os coxos andando e os cegos recuperando a vista. E glorificavam o Deus de Israel."

32. "Jesus chamou seus discípulos e disse: 'Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo e não têm o que comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho.'"

33. "Os discípulos disseram: 'Onde poderíamos encontrar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?' 

34. Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete, e alguns peixinhos.'"

35. "Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão.

36. Depois, tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos à multidão."

37. "Todos comeram e ficaram saciados. E encheram sete cestos com os pedaços que sobraram."

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Jesus chamou seus discípulos e disse: 'Tenho compaixão dessa multidão, porque já está comigo há três dias e não tem o que comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho.'" (Mt 15,32)


Neste relato, Jesus demonstra não apenas compaixão pelos enfermos, mas também cuidado com as necessidades básicas daqueles que O seguem. Ele nos ensina sobre a importância de atender não apenas às necessidades espirituais, mas também às físicas. A multiplicação dos pães e peixes destaca a abundância que provém da generosidade divina. Somos incentivados a confiar na provisão de Deus e a compartilhar nossos recursos, mesmo quando parecem limitados, confiando que Ele pode multiplicá-los para suprir as necessidades de muitos.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário