Antífona
Segue-Me, o Mestre chama,
deixa tudo e vem,
tesouros celestes esperam,
desapega, confia,
no amor encontrarás
a vida eterna.
Marcos 10:17-30
17. E saindo Ele para o caminho, correu para Ele um homem, e ajoelhando-se, perguntou-Lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18. Jesus disse-lhe: Por que Me chamas bom? Ninguém é bom senão só Deus.
19. Sabes os mandamentos: Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás; honra teu pai e tua mãe.
20. Ele, porém, respondendo, disse-Lhe: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
21. E Jesus, olhando para ele, o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-Me.
22. Mas ele, entristecido por essa palavra, retirou-se pesaroso, porque tinha muitos bens.
23. Então Jesus, olhando ao redor, disse aos Seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24. E os discípulos ficaram admirados com Suas palavras. Mas Jesus, tomando a palavra, disse-lhes novamente: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!
25. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.
26. Eles ficaram ainda mais admirados e diziam entre si: Quem, então, pode ser salvo?
27. Jesus, olhando para eles, disse: Aos homens é impossível, mas não a Deus; pois para Deus todas as coisas são possíveis.
28. Pedro começou a dizer-Lhe: Eis que deixamos tudo e Te seguimos.
29. Jesus respondeu: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por causa de Mim e do Evangelho,
30. que não receba cem vezes mais agora, no presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições, e no mundo futuro a vida eterna.
Reflexão:
"Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me." (Marcos 10:21).
O encontro entre Jesus e o jovem rico nos chama a refletir sobre o desapego e o verdadeiro significado de riqueza. O jovem cumpria os mandamentos, mas faltava-lhe a disposição de renunciar aos bens materiais em nome de um bem maior. Essa passagem nos leva a questionar o que nos prende neste mundo, o que impede nossa total entrega a um propósito mais elevado. A verdadeira riqueza não está nas posses, mas no ato de seguir o chamado divino, onde o amor, o desprendimento e a comunhão com Deus conduzem à plenitude da vida eterna.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário