Evangelium secundum Lucam (Cap. 18, 1-8)
Dicebat autem et parabolam ad illos, quoniam oportet semper orare et non deficere.
E dizia-lhes também esta parábola: importa que oremos sempre e não desfalecemos.Dicens: Iudex quidam erat in quadam civitate, qui Deum non timebat et hominem non reverebatur.
Disse: Havia num certo cidade um juiz que não temia a Deus nem respeitava o homem.Vidua autem quaedam erat in civitate illa, et veniebat ad eum dicens: Vindica me de adversario meo.
Havia nessa cidade uma viúva, e ela vinha ao juiz, dizendo: “Faze justiça em meu favor contra meu adversário.”Et nolebat per multum tempus. Post haec autem dixit intra se: Etsi Deum non timeo, nec hominem revereor:
E ele não queria fazê-lo por muito tempo. Mas depois disse consigo mesmo: “Embora eu não tema a Deus nem respeite o homem…”Tamen quia molesta est mihi haec vidua, vindicabo illam, ne in novissimo veniens suggillet me.
“Contudo, porque esta viúva me perturba, lhe darei satisfação, para que vindo de contínuo ela não me fatigue.”Ait autem Dominus: Audite quid iudex iniquitatis dicit.
E disse o Senhor: “Ouvi o que diz o juiz injusto.”Deus autem non faciet vindictam electorum suorum clamantium ad se die ac nocte, et patientiam habet in illis?
“E Deus não fará justiça aos seus escolhidos que clamam a ele dia e noite? Terá ele paciência para com eles?”Dico vobis quia cito faciet vindictam illorum. Verumtamen Filius hominis veniens, putas, inveniet fidem in terra?
“Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, porventura achará fé sobre a terra?”
Verbum Domini.
Reflexão:
A parábola nos mostra que a constância no pedido revela tanto o exercício da própria liberdade quanto a confiança no justo universo que rege. A viúva persistente representa a força que não depende de privilégios, mas da dignidade interior. O juiz iníquo, que cede apenas à insistência, torna visível que nem toda autoridade se rege pela retidão. Deus, por outro lado, responde àqueles que não desistem — e isso nos inspira a sustentar nossa autonomia, cultivando responsabilidade e vigilância. A fé não é mero sentimento passivo, mas uma atitude ativa que exige presença, ação e abertura ao outro. Quando o Filho do Homem vier, encontrará não espetáculo, mas almas que agem com integridade e coragem.
Versículo mais importante:
Aqui está um dos versículos mais importantes do trecho, mantendo a numeração original, a versão da Vulgata e a tradução em português em itálico, como você pediu:
Evangelium secundum Lucam 18,7
Deus autem non faciet vindictam electorum suorum clamantium ad se die ac nocte, et patientiam habet in illis?
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos que clamam a Ele dia e noite? Terá ainda Ele paciência para com eles?(Lc 18:7)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:
Postar um comentário