Evangelium secundum Lucam 17,20–25
Interrogatus autem a pharisaeis: quando venit regnum Dei? respondit eis et dixit: Non venit regnum Dei cum observatione.
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível.Neque dicent: ecce hic, aut ecce illic. Ecce enim regnum Dei intra vos est.
Nem se dirá: “Eis aqui” ou “Eis ali”; pois o Reino de Deus está dentro de vós.Et ait ad discipulos: Venient dies quando desideretis videre unum diem Filii hominis, et non videbitis.
E disse aos discípulos: Virão dias em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem, e não o vereis.Et dicent vobis: Ecce hic, ecce illic. Nolite ire, neque sectemini.
Dirão a vós: “Eis aqui”, ou “Eis ali”; não vades nem os sigais.Nam sicut fulgur coruscans de sub caelo in ea quae sub caelo sunt fulget, ita erit Filius hominis in die sua.
Pois assim como o relâmpago brilha de uma extremidade do céu à outra, assim será o Filho do Homem no seu dia.Primum autem oportet illum multa pati, et reprobari a generatione hac.
Mas primeiro é necessário que Ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.
Verbum Domini
Reflexão:
O Reino de Deus não se estabelece por sinais externos, mas pela clareza interior que desperta no espírito humano. Ele não é conquista, mas presença. O homem que o busca fora perde-se na aparência; aquele que o descobre dentro vive em comunhão com o que é eterno. Jesus ensina que o verdadeiro poder está em reconhecer a luz que já habita o coração. O sofrimento que Ele anuncia não é fracasso, mas caminho de revelação. Assim, o ser humano aprende que o Reino se manifesta quando a consciência se abre à verdade e transforma a própria vida em gesto de fidelidade silenciosa.
Versículo mais importante:
Evangelium secundum Lucam 17,21
Neque dicent: ecce hic, aut ecce illic. Ecce enim regnum Dei intra vos est.
Nem se dirá: “Eis aqui” ou “Eis ali”; pois o Reino de Deus está dentro de vós.(Lc 17:21)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopa

Nenhum comentário:
Postar um comentário