terça-feira, 4 de março de 2025

Evangelho: Lucas 9:22-25 - 06.03.2025

 


Evangelium secundum Lucam 9,22-25

  1. Dicens: Oportet Filium hominis multa pati et reprobari a senioribus et principibus sacerdotum et a scribis, et occidi, et tertia die resurgere.
    Dizendo: O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, ser morto e no terceiro dia ressurgir.

  2. Et dicebat ad omnes: Si quis vult post me venire, abneget semetipsum et tollat crucem suam quotidie et sequatur me.
    E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-me.

  3. Quis enim voluerit animam suam salvam facere, perdet illam; qui autem perdiderit animam suam propter me, hic salvam faciet eam.
    Pois quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á; mas quem perder sua vida por minha causa, a salvará.

  4. Quid enim prodest homini si lucretur universum mundum, et se ipsum amet?
    De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a si mesmo?

Reflexão

"Et dicebat ad omnes: Si quis vult post me venire, abneget semetipsum et tollat crucem suam quotidie et sequatur me."
"E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-me." (Lc 9:23)

Essa passagem resume o chamado essencial de Cristo: a renúncia ao ego, a aceitação da cruz como caminho de crescimento e a adesão plena ao seguimento do Mestre.

A trajetória de libertação humana não se encontra na acumulação de bens ou no apego às máscaras do ego, mas no despojamento e na renúncia ao que limita o ser. A verdadeira liberdade está na capacidade de transcender as limitações autoimpostas, abraçando a responsabilidade de se autotransformar. Ao negar-se a si mesmo, o ser se abre para a totalidade da vida e sua verdadeira essência. A cruz, então, representa a capacidade de superar os desafios internos, apegos e ilusões, alcançando a plenitude de uma vida autêntica. A verdadeira conquista não está no exterior, mas na evolução interior que reflete a harmonia universal.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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