sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Evangelho: Mateus 25,31-46 - 19.02.2024




Antífona:

Reunidos diante do Rei em Sua glória,

O amor ao próximo, nossa eterna história.

Gesto a gesto, o bem é a missão,

No julgamento final, encontrar-se-á redenção.


Mateus 25, 31-46 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31 Quando o Filho do Homem vier em sua glória acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.

32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.

33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34 Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!

35 Pois tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;

36 estava nu e me vestistes; adoeci e me visitastes; estava na prisão e fostes me ver.’

37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?

38 Quando foi que te vimos como peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?

39 Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’

40 E o rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes.’

41 Em seguida, dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.

42 Pois eu tive fome e vós não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;

43 era peregrino e não me acolhestes; estava nu e não me vestistes; adoeci e na prisão e não fostes me visitar.’

44 E eles lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como peregrino, nu, doente ou preso e não te assistimos?’

45 Ele então lhes responderá: ‘Em verdade vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes.’

46 E estes partirão para o castigo eterno, enquanto os justos partirão para a vida eterna. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Em verdade vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes." (Mateus 25:45)


O texto do Evangelho segundo Mateus, capítulo 25, versículos 31-46, nos apresenta a parábola do Juízo Final, onde Jesus descreve o julgamento das nações diante do Filho do Homem. Ele separa as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos cabritos, colocando os justos à sua direita e os condenados à esquerda.

A mensagem central dessa parábola é a importância da prática da caridade e da solidariedade para com os mais necessitados. Jesus ensina que o amor ao próximo, expresso através de ações concretas de ajuda e cuidado para com os outros, é uma demonstração de amor a Ele mesmo. Ele identifica-se com os "menores de seus irmãos", ou seja, com os mais frágeis, necessitados e marginalizados da sociedade.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre como estamos vivendo nossa fé no cotidiano. Somos chamados a agir em favor dos outros, especialmente dos mais vulneráveis, não apenas com palavras, mas com ações concretas de amor e misericórdia. Cada ato de bondade, generosidade e solidariedade é visto por Deus como se fosse dirigido diretamente a Ele.

Portanto, ao refletirmos sobre esta passagem, somos convidados a examinar nossas vidas e perguntar se estamos verdadeiramente vivendo de acordo com o amor ao próximo que Jesus nos ensinou. Que possamos ser diligentes em praticar a caridade e a justiça, reconhecendo a presença de Cristo em cada pessoa que encontramos, e assim, estarmos preparados para o encontro com Ele no Juízo Final.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário