quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Evangelho: Marcos 9,2-10 - 25.02.2024



Antífona:

"No monte, a glória divina transfigurou o Filho amado, envolto em luz, revelando sua majestade. Pedro, Tiago e João testemunharam a presença celeste de Jesus, acompanhado por Moisés e Elias. Ouçamos e sigamos sua palavra, aguardando a ressurreição dos mortos."


 Marcos 9, 2-10 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo, "2. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os só a eles a um alto monte. E transfigurou-se diante deles.

3. Suas vestes tornaram-se resplandecentes, de uma brancura tal que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear.

4. E apareceu-lhes Elias com Moisés e conversavam com Jesus.

5. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Rabi, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias'.

6. Na verdade, não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.

7. Veio então uma nuvem que os cobriu com sua sombra e da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai-o'.

8. E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, senão Jesus, que estava com eles.

9. Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos.

10. Eles observaram esta recomendação, discutindo entre si o que queria dizer 'ressuscitar dos mortos'."

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Este é o meu Filho amado. Escutai-o." (Marcos 9,7)


A transfiguração de Jesus no monte oferece aos discípulos uma visão da glória divina que ele possui como Filho de Deus. Essa experiência é um momento de revelação, no qual Pedro, Tiago e João testemunham a presença de Jesus em sua glória celestial, acompanhado pelos profetas Moisés e Elias.

Pedro, em sua resposta impulsiva, deseja fazer tendas para Jesus, Moisés e Elias, sugerindo que quer perpetuar aquele momento de gloriosa comunhão. No entanto, a voz do Pai vindo da nuvem os lembra de que Jesus é o Filho amado, o Messias, e que devem ouvi-lo.

Essa cena nos convida a refletir sobre a identidade de Jesus e a importância de reconhecê-lo como o Filho de Deus. Também nos lembra da centralidade da escuta e da obediência à sua palavra. Assim como os discípulos foram instruídos a guardar silêncio sobre a visão até que Jesus ressuscitasse dos mortos, somos chamados a refletir sobre a profundidade de sua mensagem e a aguardar com esperança o cumprimento de sua promessa de ressurreição e vida eterna.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário