No trecho selecionado, Jesus aborda a essência da pureza, destacando que a verdadeira contaminação provém do coração. Suas palavras convidam à reflexão sobre a origem dos pensamentos e a importância da pureza interior.
Marcos 7,14-23 (Bíblia de Jerusalém)
Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo,14 E chamando novamente a multidão, dizia-lhes: "Ouvi-me todos e compreendei:
15 Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem, isso é o que o contamina.
16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!"
17 Quando se retirou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos interrogaram-no acerca desta parábola.
18 Ele disse-lhes: "Sois também vós tão incapazes de compreender? Não percebeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
19 porque não entra no coração, mas vai ao ventre, e depois sai em lugar purgatício?" - assim declarava puros todos os alimentos.
20 E continuava: "O que sai do homem é que o contamina.
21 Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos, as fornicações, os furtos, os homicídios,
22 os adultérios, a cobiça, as injustiças, o dolo, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a insensatez.
23 Todos estes vícios procedem do interior e contaminam o homem." - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem, isso é o que o contamina." (Mc 7,15)
O ensinamento de Jesus sobre a pureza vai além das práticas externas e rituais. Ele destaca que a verdadeira contaminação não vem do que entra no corpo, mas do que emerge do coração humano. Jesus aponta para a importância da pureza interior, alertando contra pensamentos e atitudes prejudiciais que podem surgir do coração.
Essa mensagem nos desafia a examinar não apenas nossas ações visíveis, mas também os motivos e sentimentos que impulsionam essas ações. A verdadeira transformação ocorre quando cultivamos um coração puro, livre de más intenções e atitudes prejudiciais.
Que possamos buscar a pureza interior, permitindo que a graça de Deus transforme nossos corações, moldando-nos à imagem de amor e retidão que Jesus nos ensinou. Que as nossas palavras e ações reflitam a pureza que vem de um coração renovado pela presença divina.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário