sábado, 6 de janeiro de 2024

Evangelho: Marcos 1,7-11 - 08.01.2024



Neste relato bíblico, testemunhamos o momento crucial no início do ministério de Jesus. João Batista anuncia a vinda de alguém superior, cujo batismo transcenderá a água, envolvendo o Espírito Santo. A cena do batismo no rio Jordão revela a humildade de Jesus e culmina com uma divina manifestação celeste.


Marcos 1,7-11 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo, "7 E pregava, dizendo: 'Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para desatar-lhe as correias do calçado.

8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.'

9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. 

10 E, logo ao sair da água, viu os céus se abrirem e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 

11 E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição.'"

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição." (Mc 1,11)


No Evangelho de Marcos, encontramos a narrativa do batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão. João proclama a vinda daquele que é mais poderoso, o Messias, cujo batismo será diferente, realizado não apenas com água, mas com o Espírito Santo.

O ato de Jesus em ser batizado por João, embora ele mesmo fosse sem pecado, é um exemplo de humildade e identificação com a humanidade. Ao sair da água, ocorre um momento extraordinário: os céus se abrem, o Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba, e uma voz do céu proclama que Ele é o Filho amado de Deus.

Este evento marca o início público do ministério de Jesus. A descida do Espírito Santo simboliza a unção divina sobre Ele, capacitando-O para cumprir sua missão redentora. A voz do céu confirma a relação única entre Deus e Jesus como Pai e Filho.

Assim, somos convidados a refletir sobre a importância do batismo, sobre o significado da humildade de Jesus e sobre a nossa própria chamada para vivermos em sintonia com o Espírito Santo, reconhecendo Jesus como o amado Filho de Deus em quem colocamos nossa fé e devoção.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário