No início do ministério de Jesus, Ele proclama o Reino de Deus, convida pescadores a segui-Lo e torna-os "pescadores de homens". Um chamado transformador que ecoa na fé.
Marcos 1,14-20 (Bíblia de Jerusalém):
Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos –14. Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus
15. e dizendo: O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.
16. Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
17. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei de vós pescadores de homens.
18. Eles, deixando imediatamente as redes, seguiram-no.
19. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes.
20. Chamou-os logo, e eles, deixando o pai Zebedeu na barca com os empregados, seguiram-no.
- Palavra da Salvação.
Reflexão:
"O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho." (Marcos 1:15)
Este trecho do Evangelho de Marcos nos apresenta o início do ministério público de Jesus. Ele proclama a chegada do Reino de Deus, chamando as pessoas ao arrependimento e à fé no Evangelho. Ao chamar os pescadores Simão, André, Tiago e João, Jesus não apenas os convida a segui-Lo, mas também os transforma em "pescadores de homens". Essa chamada nos lembra que Jesus busca não apenas seguidores, mas colaboradores na missão de trazer as boas novas do Reino a todos. Assim como os primeiros discípulos deixaram imediatamente suas ocupações para seguir Jesus, somos chamados a deixar para trás o que nos impede de seguir o Mestre e nos unir a Ele na tarefa de proclamar o Reino de Deus. Que possamos responder a esse chamado com prontidão e disposição, confiando na graça que nos capacita a ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário