quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Evangelho: Mateus 25,31-46 - 26.11.2023



Num relato impactante, Jesus pinta um quadro majestoso do juízo final, destacando a compaixão prática como critério decisivo. Suas palavras ecoam, desafiando ações benevolentes como resposta essencial à fé.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:31 "Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 

32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 

33 Ele colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. 

35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 

36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

37 "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 

38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’

40 "O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

41 "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. 42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; 43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.

44 "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou necessitado de roupas, enfermo ou preso, e não te ajudamos?’

45 "Ele responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes menores, também deixaram de fazer a mim’.

46 "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos, para a vida eterna". - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram" (Mateus 25:40). 


Esta passagem enfatiza a importância das ações práticas de compaixão e misericórdia em relação aos outros. Jesus está ensinando que, no final, seremos julgados não apenas por nossas crenças, mas também por nossas ações em relação aos necessitados e oprimidos. Ele identifica-se com os "menores irmãos", sugerindo que o tratamento que damos aos mais vulneráveis na sociedade é, de fato, um reflexo direto de nossa relação com Ele.

Portanto, a reflexão que podemos tirar desta passagem é a importância de vivermos vidas de amor prático, cuidado e serviço aos outros. Devemos estar atentos às necessidades daqueles ao nosso redor e agir com compaixão, expressando assim o amor de Deus de maneira tangível. Essa abordagem altruísta é uma resposta ao amor que Deus demonstrou por nós e, segundo o ensinamento de Jesus, é fundamental para nossa participação no Reino de Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário