"Vou escutar o que Deus, o Senhor, tem a dizer; ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis, contanto que não voltem à insensatez." (Sl 85,9).
Evangelho: Lucas 21,5-11 (Bíblia de Jerusalém)
Nesta passagem, Jesus prevê a destruição do templo e descreve sinais dos últimos dias, alertando para a importância da vigilância e discernimento espiritual.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo,"5 Alguns falavam a respeito do templo, que estava adornado de belas pedras e ofertas votivas. Jesus disse:
6 'Vós contemplais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído.'
7 Perguntaram-lhe então: 'Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que isso está para acontecer?'
8 Ele respondeu: 'Cuidado, não vos deixeis enganar, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu' e ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigais após eles.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É necessário que isso aconteça primeiro, mas não será logo o fim.'
10 E Jesus continuou: 'Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos por diversas partes, fome e pestes. Acontecerão coisas terríveis e grandes sinais serão vistos no céu.'" - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Cuidado, não vos deixeis enganar, porque muitos virão em meu nome."
Esta passagem enfatiza a importância da vigilância e da discernimento em relação aos sinais dos tempos. Jesus adverte contra a falsa liderança e exorta os discípulos a não se deixarem enganar por aqueles que clamam ser o Messias. Ele antecipa eventos catastróficos, como guerras, terremotos, fome e pestes, que são descritos como precursores dos últimos dias.
A mensagem subjacente destas palavras é que, embora ocorram eventos tumultuosos, os seguidores de Jesus devem permanecer firmes na fé, confiando na soberania de Deus. Além disso, Jesus encoraja a não se deixarem levar pelo medo, mas sim a confiar na providência divina, mesmo em meio às adversidades.
Essa passagem também serve como um lembrete de que o Reino de Deus transcende as instabilidades terrenas e que, como seguidores de Jesus, devemos manter nossa esperança e fé nele, independentemente das circunstâncias que enfrentamos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário