domingo, 5 de novembro de 2023

Evangelho: Lucas 14,15-24 - 07.11.2023

 



Nesta passagem do livro de Lucas, encontramos uma parábola significativa que aborda o convite divino para participar do Reino de Deus e as respostas das pessoas a esse chamado.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, "15 - Um dos que estavam à mesa, ao ouvir isto, disse-lhe: Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!

16 - Jesus respondeu-lhe: Um homem deu uma grande ceia e convidou a muitos.

17 - À hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, tudo já está pronto.

18 - Mas todos, à uma, começaram a escusar-se. O primeiro disse-lhe: Comprei um campo e preciso de ir vê-lo. Peço-te que me desculpes.

19 - Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los. Peço-te que me desculpes.

20 - Ainda outro disse: Casei e por isso não posso ir.

21 - Voltando o servo, anunciou isso ao senhor. Então, irado, o dono da casa disse a seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.

22 - Voltou o servo e disse: Senhor, feito está o que ordenaste e ainda há lugar.

23 - Respondeu o senhor: Sai pelos caminhos e ao longo das sebes e obriga a entrar, para que a minha casa se encha.

24 - Digo-vos que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia."

- Palavra da Salvação.


Reflexão

"Digo-vos que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia."


Essa parábola ensina que Deus convida a todos para fazer parte do Seu Reino, mas muitas pessoas, ao serem convidadas, encontram desculpas para não aceitar o convite. As desculpas dadas pelos convidados na parábola são relacionadas a preocupações materiais, como propriedades, gado e casamento, que os distraem do convite de Deus.

No entanto, Deus não desiste de convidar as pessoas para fazer parte de Seu Reino. Ele chama os mais necessitados, os marginalizados e os excluídos, como os pobres, aleijados, cegos e coxos, para participar do grande banquete espiritual. A mensagem é que, mesmo que as pessoas rejeitem o convite inicial, o plano de Deus não será frustrado, e Seu Reino será preenchido.

A reflexão que podemos tirar dessa passagem é que devemos estar atentos aos convites de Deus em nossas vidas e não deixar que preocupações mundanas nos impeçam de responder a Ele. Devemos reconhecer a generosidade de Deus e a oportunidade de fazer parte de Seu Reino, e não devemos negligenciar ou rejeitar esse convite por causa de nossas ocupações terrenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário