Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Aconteceu, num dia de sábado, 6que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. – Palavra da salvação.
COMENTÁRIO
O trecho do Evangelho de Lucas 6,6-11 que você compartilhou narra um episódio em que Jesus entra na sinagoga em um dia de sábado e encontra um homem com uma mão direita seca. Os mestres da Lei e os fariseus estão observando para ver se Jesus irá curá-lo no sábado, a fim de encontrar motivo para acusá-lo.
No entanto, Jesus conhece seus pensamentos e pergunta se é permitido fazer o bem ou o mal no sábado, salvar uma vida ou deixá-la se perder. Ele então pede ao homem que estenda a mão, e quando o homem obedece, sua mão fica curada.
Isso deixa os mestres da Lei e os fariseus com raiva, e eles começam a discutir sobre o que fazer contra Jesus. Esse episódio destaca a compaixão de Jesus e sua disposição em realizar o bem, mesmo no sábado, e como isso muitas vezes entrava em conflito com as interpretações estritas das leis religiosas da época.
REFLEXÃO
"Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?" (Lucas 6,9)
A passagem do Evangelho de Lucas 6,6-11 pode ser interpretada de várias maneiras, dependendo do contexto e da perspectiva de quem a lê. Vou oferecer uma reflexão conservadora sobre este trecho e como ele pode ser aplicado aos dias de hoje:
Observância das leis e tradições religiosas: Os fariseus e mestres da Lei representam a preocupação com a observância rigorosa das leis e tradições religiosas. Hoje, essa reflexão pode nos lembrar da importância de manter o respeito pelas crenças e práticas religiosas, bem como pela tradição, mesmo em um mundo cada vez mais secularizado.
Conflito entre regras e compaixão: O episódio destaca o conflito entre a rigidez das regras e a compaixão de Jesus. Nos dias de hoje, isso pode nos lembrar que, em nossa busca por obedecer às regras e tradições, não devemos perder de vista a importância da compaixão e do cuidado com o próximo. Às vezes, é necessário fazer exceções para ajudar os outros em situações de necessidade.
Julgamento e hipocrisia: A reação dos fariseus em relação a Jesus nos lembra a tendência humana de julgar e de agir de maneira hipócrita, muitas vezes colocando a legalidade acima da compaixão. Nos dias de hoje, isso nos lembra a importância de evitar o julgamento precipitado e de praticar a compaixão, mesmo quando isso pode ir contra certas normas ou convenções.
Valor da cura e restauração: A cura do homem com a mão seca demonstra o poder de Jesus em trazer cura e restauração. Isso nos lembra que, em nossa vida moderna, todos enfrentamos "mãos secas", ou seja, momentos de desafio e dificuldade. A mensagem conservadora aqui pode ser a importância de buscar a cura espiritual e a restauração, tanto em nível pessoal como na sociedade como um todo.
Em resumo, essa passagem do Evangelho pode inspirar uma reflexão conservadora sobre a importância da observância das tradições religiosas, o equilíbrio entre regras e compaixão, a necessidade de evitar julgamentos precipitados e a busca pela cura e restauração em um mundo cada vez mais complexo e secularizado.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário