Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, / e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.
COMENTÁRIO
Este trecho do Evangelho de Lucas, capítulo 5, versículos 1 a 11, relata um evento no qual Jesus ensina às multidões à beira do lago de Genesaré e realiza um milagre da pesca abundante, chamando seus primeiros discípulos.
Resumidamente, a passagem descreve o seguinte:
Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e uma multidão se reuniu ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus.
Jesus viu duas barcas paradas na margem, onde os pescadores estavam lavando as redes.
Ele pediu a Simão (que posteriormente seria chamado de Pedro) para levá-lo um pouco mais para o lago em sua barca, de modo que Ele pudesse ensinar as multidões a partir da água.
Depois de ensinar, Jesus disse a Simão para lançar as redes novamente para a pesca.
Simão estava relutante, pois eles tinham trabalhado a noite inteira sem pescar nada, mas ele obedeceu à palavra de Jesus e lançou as redes novamente.
Para surpresa de todos, eles apanharam uma quantidade tão grande de peixes que as redes quase se romperam.
Simão Pedro, juntamente com seus companheiros Tiago e João, ficaram espantados com o milagre e reconheceram a santidade de Jesus.
Simão Pedro se ajoelhou diante de Jesus e expressou seu sentimento de pecado e inadequação.
Jesus encorajou Simão e disse-lhe para não ter medo, pois de agora em diante ele seria um "pescador de homens".
Os discípulos, impressionados com o poder de Jesus, deixaram tudo e seguiram-no imediatamente.
Essa passagem destaca a autoridade de Jesus como mestre e a capacidade de realizar milagres. Também marca o chamado dos primeiros discípulos, incluindo Simão Pedro, Tiago e João, para se tornarem seguidores de Jesus e pescadores de homens, ou seja, para ajudar a espalhar a mensagem do evangelho e atrair pessoas para o caminho da fé.
REFLEXÃO
A reflexão sobre o Evangelho de Lucas 5,1-11 nos convida a considerar várias dimensões profundas de nossa jornada de fé:
Buscar a Palavra de Deus: Assim como as multidões se reuniram para ouvir a Palavra de Deus à beira do lago, devemos buscar constantemente o ensinamento e a orientação de Deus em nossas vidas. Devemos ansiar por Sua sabedoria.
Obediência na Dúvida: A resposta de Simão Pedro à ordem de Jesus - lançar as redes novamente - é um exemplo de obediência na dúvida. Às vezes, Deus nos pede para fazer coisas que parecem impossíveis, mas a obediência confiante pode resultar em bênçãos surpreendentes.
Reconhecimento de Pecado e Humildade: Quando Pedro se ajoelha diante de Jesus e reconhece sua pecaminosidade, aprendemos sobre humildade. Devemos estar dispostos a reconhecer nossas fraquezas e pedir o perdão de Deus.
A Chamada para Seguir Jesus: Assim como Jesus chamou Pedro e seus companheiros para se tornarem "pescadores de homens", todos nós somos chamados a ser discípulos de Cristo e compartilhar a mensagem do evangelho.
Deixar Tudo para Seguir Jesus: Os discípulos deixaram suas redes e seguiram Jesus imediatamente. Devemos estar dispostos a deixar para trás as coisas que nos prendem e nos impedem de seguir Cristo plenamente.
Em resumo, esse Evangelho nos lembra da importância de ouvir a Palavra de Deus, de obedecer mesmo quando duvidamos, de reconhecer nossa necessidade de redenção e de responder ao chamado de Jesus para segui-Lo e compartilhar Sua mensagem de amor e salvação com o mundo. É uma história de transformação, fé e vocação que continua a inspirar os cristãos em sua jornada de fé.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário