terça-feira, 29 de agosto de 2023

Evangelho: Mateus 25,1-13 - 01.09.2023




Aleluia, aleluia, aleluia.


Vigiai e orai para ficardes de pé / ante o Filho do Homem! (Lc 21,36) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. – Palavra da salvação.


INTRODUÇÃO

O trecho que você compartilhou é uma passagem do Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos 1 a 13. Neste trecho, Jesus conta a parábola das dez jovens que aguardam o noivo. Aqui está um resumo da parábola e seu significado:


Nesta parábola, o Reino dos Céus é comparado a dez jovens que estavam aguardando a chegada do noivo para um casamento. Cinco delas eram prudentes e levaram lâmpadas com óleo extra, enquanto as outras cinco eram imprudentes e não levaram óleo extra.


O noivo estava demorando a chegar, e todas as jovens acabaram cochilando. No meio da noite, alguém anunciou que o noivo estava chegando, e todas acordaram para preparar suas lâmpadas. As jovens imprudentes perceberam que suas lâmpadas estavam se apagando e pediram óleo às jovens prudentes. No entanto, as jovens prudentes se recusaram, com medo de que o óleo não fosse suficiente para todas. As jovens imprudentes saíram para comprar óleo, mas enquanto estavam fora, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram na festa de casamento. A porta foi fechada.


Quando as jovens imprudentes finalmente retornaram e pediram para entrar, o noivo respondeu que não as conhecia, e elas não foram autorizadas a entrar na festa. A parábola conclui com o ensinamento de Jesus: "Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora."


Esta parábola ensina sobre a importância da prudência, da vigilância e da preparação espiritual para o retorno de Jesus e o estabelecimento do Reino dos Céus. Ela adverte que não devemos ser negligentes em nossa fé, mas devemos estar sempre preparados para encontrarmos o Senhor, pois o momento da sua vinda é desconhecido. A mensagem fundamental é que devemos ser vigilantes em nossa fé e estar preparados espiritualmente a qualquer momento.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia






Nenhum comentário:

Postar um comentário