terça-feira, 29 de agosto de 2023

Evangelho: Mateus 24,42-51 - 31.08.2023




Aleluia, aleluia, aleluia.


Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado cujo senhor o encontrar agindo assim quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’ 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados, 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. – Palavra da salvação.


Introdução

Este é um trecho do Evangelho de Mateus, capítulo 24, versículos 42 a 51, que contém ensinamentos de Jesus sobre a vigilância e a prudência diante da vinda do Senhor. Vou explicar brevemente o significado desses versículos:


Jesus começa alertando seus discípulos a permanecerem atentos, porque eles não sabem o dia exato em que o Senhor voltará. Ele usa a analogia de um dono de casa que não sabe quando um ladrão irá atacar; se soubesse, ficaria vigilante para proteger sua casa. Da mesma forma, os discípulos devem estar preparados, porque o Filho do Homem (referência a Jesus) virá em um momento inesperado.


Em seguida, Jesus fala sobre a importância da fidelidade e da prudência. Ele compara um empregado fiel e prudente que o senhor confia para cuidar de seus outros empregados e garantir que recebam alimento na hora certa. Se esse empregado for encontrado agindo fielmente quando o senhor retornar, será recompensado.


No entanto, Jesus adverte sobre o empregado mau que começa a agir de maneira negligente e egoísta, achando que o senhor está demorando. Esse empregado negligente será surpreendido pelo retorno do senhor em um momento inesperado e será punido severamente, compartilhando a sorte dos hipócritas.


A mensagem principal desses versículos é a importância da vigilância espiritual, da fidelidade e da prudência diante do retorno de Jesus. Os discípulos são incentivados a estar sempre preparados, pois não sabem quando isso acontecerá.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário