sábado, 10 de junho de 2023

Evangelho: Mateus 9,9-13 - 11.06.2023




Aleluia, aleluia, aleluia.


Foi o Senhor quem me mandou / boas notícias anunciar; / ao pobre, a quem está no cativeiro, / libertação eu vou proclamar (Lc 4,18). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 9partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas, sim, os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Jesus chama para o seu grupo de discípulos um cobrador de impostos. Ora, os cobradores de impostos estavam a serviço dos ocupantes romanos, e muitas vezes cometiam abusos e exploravam o povo. Eram classificados pelos fariseus como “pecadores”. Jesus faz Mateus passar da escravidão do dinheiro para a liberdade de segui-lo, já que “ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24). Os fariseus, porém, que se julgam sadios e santos, ficam escandalizados e murmuram ao ver Jesus fazendo refeição entre cobradores de impostos e pecadores. Na qualidade de agente da presença salvadora de Deus, Jesus cita o profeta Oseias (6,6), e deixa claro o motivo pelo qual se mistura com esse grupo: “Vão e aprendam o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’… Eu não vim chamar justos, e sim pecadores”.


 


(Dia a Dia com o Evangelho 2023)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário